A Casa

Iniciado em maio de 2002, o projeto A Casa surgiu a partir da residência de cem artistas plásticos em Faxinal do Céu, município de Pinhão (PR). O encontro foi organizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e contou com a curadoria de Agnaldo Farias e Fernando Bini, e a consultoria de Christian Viveros. Em sua versão inicial, A casa (ou talvez fosse possível pensar em A casa cospe) tira partido de um chalé real, característico da região, que durante o evento serviu como habitação e ateliê para o artista convidado.

Neste projeto, a partir do conceito de abrigo e da noção familiar de moradia, José Bechara procura estabelecer relações físicas, metafísicas e visuais com o hábitat, criando conexões poéticas com o interior e com o exterior deste lugar. Reorganizando o espaço com método e rigor, o artista trabalha objetos familiares como formas geométricas ou geometrizantes e inverte a ideia de abrigo ao colocar para fora os os utensílios que lembram a presença humana.

Os desenvolvimentos do projeto foram exibidos em importantes instituições no Brasil, tais como o MAC Paraná, o MAM São Paulo, o MAM Rio de Janeiro, o Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, o Museu Vale do Rio Doce em Vitória, e o Paço Imperial no Rio de Janeiro.


Vista lateral 1, 2002 (da série Paisagem doméstica ou Não me lembro do que dissemos ontem); Fotografia; 80 x 120 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Dedina Bernardelli


The Wardrobe, 2002 (da série Paisagem doméstica ou Não me lembro do que dissemos ontem); Fotografia; 80 x 120 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Dedina Bernardelli


Boca, 2002 (da série Paisagem doméstica ou Não me lembro do que dissemos ontem); Fotografia; 80 x 120 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Dedina Bernardelli


Banco para janela, 2002 (da série Paisagem doméstica ou Não me lembro do que dissemos ontem); Fotografia; 80 x 120 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Dedina Bernardelli


A Casa, 2004. Vista parcial da exposição “A Casa” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Registro fotográfico: Vicente de Mello


Aéreo, 2004 (da série Nova); Fotografia; 125 x 155 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Vicente de Mello


Berço, 2004 (da série Nova); Fotografia; 125 x 155 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Vicente de Mello


Espera, 2004 (da série Temporária); Fotografia; 127 x 190 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Silvio Pozzato


Abstrata, 2004 (da série Temporária); Fotografia; 127 x 190 cm; Tiragem de 10. Registro fotográfico: Silvio Pozzato